quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Proposta de Plano Municipal de Mata Atlântica para o município será apresentada dia 11 ao COMDEMA de Bonito (MS)

Quinta-feira (11), a partir das 08h, na Câmara Municipal de Bonito durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente/COMDEMA, a SOS Mata Atlântica irá apresentar proposta de elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica para o município de Bonito.

Por: PMMA/ SOS Mata Atlântica

Dia 11/12/2014, a partir das 08s, na reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, a SOS Mata Atlântica irá apresentar proposta de elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica de Bonito.

A SOS Mata Atlântica vem atuando na efetivação da Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/2006), que foi fruto de uma grande mobilização da sociedade para conservar o pouco que resta desse riquíssimo bioma.  Neste ano de 2014, desenvolvemos um Programa de Fomento aos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que, em nossa opinião, são primordiais para a aplicação da Lei.

O PMMA é instituído pela Lei da Mata Atlântica e deve apontar ações e áreas prioritárias para a preservação dos remanescentes detectados em um mapeamento feito pelos próprios municípios. O documento possibilita àqueles, que têm seus territórios total ou parcialmente inseridos no perímetro desta vegetação, que sejam promovidas a defesa, a conservação e a recuperação da vegetação nativa e, além disso, que o plano forneça subsídios ambientais a demais programas e planos de ação municipais.

Diferentemente de outros planos municipais, como o plano diretor e os de resíduos sólidos, o PMMA é aprovado pelos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e constitui um documento que facilita a assimilação da Lei da Mata Atlântica pelo município, que define o uso de cada uma de suas áreas e seu papel na preservação do bioma. Municípios que possuam um PMMA, como define a lei, terão seus projetos, que envolvam conservação de remanescentes de vegetação nativa, pesquisa científica ou áreas a serem restauradas, beneficiados com recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica. E também abre a possibilidade de captação de recursos em outras fontes, como compensações ambientais, além do fortalecimento da Gestão Ambiental Local.

Estão entre as ações que podem ser traçadas pelo PMMA: criação ou ampliação de áreas protegidas municipais, recuperação de áreas de risco, proteção aos mananciais de abastecimento, direcionamento ao licenciamento ambiental e, inclusive, regularização ambiental das propriedades rurais, o que contribui para a efetivação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Plano de Regularização Ambiental (PRA), instrumentos do atual Código Florestal (Lei 12.651/12).

Todo o processo de construção do PMMA é feito de forma participativa, portanto participe dessa primeira reunião!




Nenhum comentário:

Postar um comentário