quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Alunos de Bonito participam de atividades do 13° Festival da Guavira

Centros Educacionais Infantis (CEI’s) de Bonito recebem ações de educação ambiental com a temática "Guaviral"

Alunos do CEI Laura Vicuña foram presenteados com uma muda de Guavira
Por: Marilizi Duarte/SEMA

Como parte da programação do 13° Festival da Guavira, que começa amanhã e segue até o dia 7 de dezembro em Bonito (MS), as escolas municipais participaram de um pré-evento com o tema "guaviral". As atividades proporcionaram aos alunos e professores a sensibilização para a apropriação cultural dos guavirais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizou uma palestra com caráter mais informativo sobre o tema, abordando a distribuição, fauna e flora do cerrado, informações biológicas, origem do nome, nutrição, e principalmente, a conservação e a preservação dos guavirais.

A proposta do pré-evento surgiu em 2013, durante a 12ª edição do festival. "A organização do evento compreendeu que era necessário atuar de forma mais enfática na mobilização da comunidade com os cuidados ambientais nos guavirais", afirma Marilizi Duarte, bióloga da SEMA.

No Centro de Educação Infantil (CEI) Laura Vicuña, desde o ano de 2013 os professores Paulo Alvarenga (Maternal B), Sônia Fabrão (Jardim I) e Marinalva Teixeira (Jardim II), trabalham a temática guavira com os alunos através de um centro de interesse, ou seja, elas abordam a temática e trabalham de forma lúdica os conceitos recebidos durante a palestra.

Sob coordenação do professor Paulo Alvarenga, os alunos construíram um repente que foi musicado, sendo que a letra foi produzida pelos próprios alunos com algumas pequenas adequações do professor. A turma do Jardim II da Prof.ª Marinalva, criou um jogo de tabuleiro, onde cada casa possuí uma informação, “se jogar lixo no guaviral fica uma vez sem jogar e se deixar guaviras para os animais avança uma casa” relata a professora. Já os alunos do Jardim I produziram desenhos com a mesma temática, sempre enfatizando as visitas aos guavirais para a coleta da frutinha adocicada com baldes em companhia dos amigos e familiares, que é comum nesta época do ano no nosso município.

Para encerrar a atividade os alunos ganharam um muda de guavira, que foi produzida no ano de 2013 durante o Curso “Produção de Mudas de Guavira”, oferecido também durante o festival e aplicado pela AGRAER em parceria com a SEMA.

Abaixo, pode ser conferido a letra do repente, o vídeo dos alunos cantando e algumas fotos do projeto.

Guavira
No guaviral tem um passarinho
Catando frutinha pro seu filhinho
Cobra, cobra que tá no cerrado
Caçando comida pro seu namorado
Do guaviral vamos cuidar
Por que senão ele pode acabar
Se acabar não vai ter mais
Insetinhos e os animais

Confira o vídeo com o repente dos alunos: https://www.youtube.com/watch?v=amgEmBcad8w











Nenhum comentário:

Postar um comentário