quarta-feira, 4 de setembro de 2013

SEMA participa da organização do Festival da Guavira de Bonito


Autor: Leonardo Soares

Durante reunião realizada na Secretaria de Turismo, Indústria e Comercio em Bonito na manhã desta quarta-feira (04), foi discutido sobre a organização e programação do Festival da Guavira de Bonito que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2013.

Participaram da reunião a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, o Presidente do COMTUR, Cícero Peralta, o Diretor de Turismo, Clayton Castilho, a Secretária de Educação Zenilda Gonçalves de Resende , o Secretário de Cultura Eder Júnior, a Diretora de Cultura Vânia Mugartt, a representante da Secretaria de Meio Ambiente Marilizi Duarte, a Presidente da ABRASEL-Bonito, Neila Garcez e a ainda contou a participação do Tó e da Maria Leopoldina, que sempre contribuíram e muito pela criação do Festival.

Durante a reunião foram debatidos várias tématicas para o evento com o envolvimentos das escolas municipais através de realização de concursos, ainda o resgate cultural do evento, através de apresentações de teatro e música, o envolvimento da gastronomia local e ainda a inserção de palestras sobre a conservação dos guavirais no evento.

“Foram muitas ideias e sugestões, agora cada grupo irá desenvolver uma temática para elaborarmos a programação oficial do evento e ficamos muito contentes com a presença do Tó e da Maria na reunião”, ressalta a Secretária de Turismo, Juliane Salvadori. O Presidente do COMTUR , Cícero Peralta, disse que “o COMTUR entende que é importante o resgaste cultural do evento e principalemente a integração da comunidade local e o trade”, e ainda diz que “a inteção é que se torne um produto turístico”


A Secretária de Educação Zenilda, falou que “é muito importante a participação dos alunos durante o Festival” e o Secretário de Cultura Eder ressaltou que “a Secretaria de Cultura está pronta para contribuir para a realização do Festival”.

O Festival da Guavira nasceu no ano de 2002 da necessidade da comunidade bonitense de criar um instrumento de resgate e valorização da cultura do município – propiciando a continuidade de valores e costumes locais. Com objetivos claros de integração comunitária, resgate e valorização da história e da cultura – sem esquecer – a conservação dos recursos naturais.

O Prefeito Leleco falou a importância do Festival da Guavira de Bonito, “é o nosso Festival, temos que envolver todos os segmentos e realizar um evento bem organizado”.

A realização do 12º Festival da Guavira pretende mais do que uma festa voltada para a comunidade bonitense e os turistas, mas também ampliar seu alcance e poder proporcionar e estimular questões ligadas à cultura local e a conservação do meio ambiente. 

Fonte: Bonito Informa (www.bonitoinforma.com.br)