quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dia da árvore é celebrado com doação de muda de ipê-branco em Bonito (MS)

SEMA e IASB distribuem gratuitamente mudas de ipê-branco na Praça da Liberdade nesta sexta-feira

Por: Marilizi Duarte de Oliveira/SEMA

Fonte: http://noticias.uol.com.br/voce-manda/2013/09/19/flores-e-plantas.htm


Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Logo, para reforçar a importância das árvores e incentivar a arborização urbana e rural, na próxima sexta-feira (19), a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA e a ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB farão a doação de mudas de ipê-branco (Tabebuia roseoalba) na Praça da Liberdade, entre às 08h e 12h.

O ipê-branco é uma espécie ótima para o paisagismo em geral, e é particularmente útil para arborização de ruas e avenidas dado seu porte não muito grande, crescimento relativamente rápido, suas raízes não perfuram canos de água, não quebram calçadas e muros, além de suas copas não danificarem a rede de distribuição de energias elétrica. 

Tal ação tem como finalidade, incrementar a arborização urbana e o paisagismo, afinal as árvores contribuem significativamente com a qualidade do ambiente urbano, como: 

  • Auxiliam na infiltração da água no solo, prevenindo enchentes; 
  • Redução da velocidade do vento, reduzindo catástrofes causadas por tempestades; 
  • Purificação do ar pela fixação e reciclagem de gases tóxicos através da fotossíntese; 
  • Amortecimento de ruídos; 
  • Melhoria do microclima, pela retenção de umidade do solo e do ar; 
  • Geração de sombra, protegendo os seres humanos dos raios ultravioletas; 
  • Moradia para aves, predadoras naturais de insetos, realizando o controle populacional de agente vetores de doenças. 
Em tempo, vale ressaltar que antes de podar ou retirar árvores, deve ser solicitado autorização na Secretaria de Meio Ambiente de Bonito, localizado na Rua Dr. Conrado, s/n, Vila Donária, antigo Fórum. A equipe técnica da SEMA irá realizar a vistoria e autorizar poda/retirada apenas se a árvore estiver colocando pessoas em risco. Conforme mencionado acima, as árvores trazem muitos benefícios, vamos avaliar a real necessidade de retirar este bem tão valioso.

Doação de Mudas Gratuitamente

A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA, buscando incentivar a recuperação de matas ciliares e arborização urbana para conservação dos recursos naturais e uma melhor qualidade de vida dos moradores bonitenses, doa mudas de espécies nativas e exóticas.

Vale reforçar, que as espécies disponibilizadas para área urbana, como a exótica Salgueiro-chorão (Salix pendulina), atendem especificações de paisagismo.Ressaltamos que proprietários rurais que tenham interesse em adquirir mudas de espécies nativas para recuperação de mata ciliar, reserva legal e adensamento de fragmentos florestais podem solicitar junto a secretária uma vistoria técnica para identificar quais espécies e quantidade de mudas são necessárias para a área em questão.

As mudas são doadas gratuitamente, porém, é necessário comparecer no escritório da SEMA localizado na Rua Dr. Conrado, s/n, Vila Donária, antigo Fórum, munido de documentos pessoais e comprovante de endereço do local onde serão plantadas as mudas, será preenchido um termo de cooperação e responsabilidade, e quando necessário, após vistoria técnica na área, será liberado a autorização para a retirar das espécimes no viveiro municipal.

Vale reforçar que a equipe técnica da SEMA realiza vistorias amostrais para garantir que as mudas foram plantadas em local adequado e estão recebendo tratos culturais.

Maiores informações: (67) 3255-3316 | (67) 8469-9154 | sema@bonito.ms.gov.br


Fonte: http://fotosdemiranda.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html

Fonte: http://fotosdemiranda.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário