terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Projeto de coleta seletiva atenderá os grandes geradores de resíduos sólidos



Visando atender a Lei Federal n.° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente e a terceirizada Morhena, elaborou um novo método de coleta seletiva, o projeto “Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Gerados pelo Comércio – Etapa 01”. 


A primeira fase do projeto consiste em entrevista e cadastro in loco nos empreendimentos comerciais, a princípio supermercados, mercados, hotéis e pousadas, e posteriormente, restaurantes e lanchonetes. Segundo a bióloga e coordenadora do projeto, Chris Vasques, a primeira etapa é fundamental para conhecer a realidade local e construir políticas públicas pautadas em dados quantitativos mensuráveis. 

Junto à fase de entrevista, está ocorrendo coleta de resíduos sólidos nos supermercados e pousadas cadastrados até o momento. A coleta está ocorrendo em caráter de teste, segundo Chris Vasques, necessário se faz testar diferentes metodologias, pois só desta forma serão conhecidas as reais necessidades e problemas, “estamos num momento de projeto piloto” afirma a bióloga. 

Outra metodologia utilizada para fortalecer o projeto é o contato via telefone para verificar o grau de satisfação dos empreendimentos que estão recebendo a coleta, o contato questiona a qualidade da metodologia e se existe alguma sugestão. O Secretário de Meio Ambiente, o biólogo Fabricio de Souza Maria, enfatiza a preocupação com a eficiência da coleta, mas principalmente com a mobilização da comunidade para a construção de metodologia. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que não será cessada a coleta de recicláveis nas residências, porém, estão ocorrendo mudanças que demandam tempo e testes para tornar a coleta seletiva do município de Bonito mais eficaz. 

Se algum empreendimento das categorias citadas acima não receberam a visita da equipe técnica da SEMA ou precisa esclarecer quaisquer dúvidas utilize os contatos: (67) 3255-3316 | (67) 84699154 | sema@bonito.ms.gov.br 

Por: Marilizi Duarte | Bióloga da SEMA.







Nenhum comentário:

Postar um comentário