quarta-feira, 16 de julho de 2014

SEMA de Bonito inicia atividades de projeto em educação e saúde ambiental

Projeto aprovado pela FUNASA irá beneficiar comunidades ribeirinhas do Distrito Águas do Miranda e Pesqueiro do Noé


Na última segunda (14), a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Bonito (SEMA), esteve em reunião com a equipe do Serviço de Saúde Ambiental (SESAM) da Superintendência Estadual da Funasa em Mato Grosso do Sul (SUEST/MS), para conversar sobre o projeto “Pescando Saúde nas Águas do Rio Miranda”.

Na ocasião as equipes técnicas puderam se apresentar e conversar sobre as metas do projeto. O Secretário de Meio Ambiente, Fabricio de Souza Maria, com sua equipe que irá executar as ações, apresentaram brevemente os objetivos e perspectivas do projeto, além de sanarem dúvidas. O chefe do SESAM/SUEST-MS/FUNASA, Antonio Carlos Vilharva, repassou instruções quanto à gestão para fomento do projeto e apresentou os técnicos que irão acompanhar e vistoriar o mesmo.

O momento foi extremamente importante para a integração das equipes de trabalho e possibilitou troca de experiências, pois no estado de Mato Grosso do Sul, outros treze projetos aprovados em editais de 2012 com a mesma temática, estão em execução.

Maiores informações pelo telefone (67) 3255-3316 ou (67) 8469-9154 e pelo e-mail sema@bonito.ms.gov.br.

Projeto “Pescando Saúde na Águas do Rio Miranda”

Aprovado em 2013, o projeto visa promover ações educativas com foco na gestão integrada dos resíduos sólidos, para melhorar a saúde publica e a qualidade ambiental das comunidades ribeirinha e quilombola do Distrito Águas do Miranda e Pesqueiro do Noé localizados no município de Bonito/MS. Ambas comunidades estão localizados em uma área de sensibilidade ambiental, pela proximidade com o Rio Miranda. Logo, em períodos de chuva ou enchente os resíduos depositados de forma inadequada são carreados em grande quantidade para dentro do rio, tornam-se uma perigosa fonte de poluição e/ou contaminação do meio ambiente. Outro agravante, é que estes resíduos depositados em locais não adequados geram odor desagradável, constituindo-se em um problema de ordem estética, mas principalmente numa séria ameaça a saúde pública, com a transmissão de doenças por macro e microvetores que habitam o lixo.

Assim, este projeto visa assegurar que o serviço público possa atender as comunidades conforme normas do plano de gestão integrada de resíduos sólidos, realizando as atividades de coleta, transbordo e transporte de forma eficiente e eficaz, bem como possibilitar a triagem para fins de reutilização ou reciclagem pela Associação Recicla Bonito, prezando pelo tratamento, inclusive por compostagem in loco, bem como, melhorar a capacidade institucional e operacional para a gestão dos serviços através do esforço conjunto com as comunidades ribeirinhas, visando a melhoria da salubridade ambiental, à proteção dos recursos hídricos e à promoção da saúde ambiental. Além, de atender as novas responsabilidades estabelecidas na Lei Federal de Saneamento Básico (Lei n.º 11.445/2007) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei n.º 12.305/2010).

Por: Marilizi Duarte/ SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário