segunda-feira, 16 de junho de 2014

Acadêmicos da UFMS recebem apoio da SEMA em projeto

Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente, apoia projeto dos acadêmicos do curso de Administração da UFMS.


No dia 14 de junho, a Prefeitura de Bonito através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou plantio de 26 mudas de espécies adequadas para paisagismo urbano na área externa da Universidade Federal de Mato Groso do Sul/ Campus de Bonito. Dentre as espécies utilizadas estão a Pata-de-vaca (Bauhinia forficata), Salgueiro-chorão (Salix pendulina) e Saboneteira (Sapindus saponaria) espécies aconselháveis para o plantio em área urbana, pois apresentam crescimento relativamente rápido, suas raízes não perfuram canos de água, não quebram calçadas e muros, além de suas copas não danificarem a rede de distribuição de energias elétrica.

O plantio foi uma das ações do projeto “Responsabilidade Social” desenvolvido pelos acadêmicos do 5° semestre do curso de Administração da UFMS/CPBO, sob coordenação da prof.ª Maria Aparecida Gusson, responsável pela disciplina de Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

Segundo acadêmicos, a proposta foi identificar, elaborar e colocar em prática ações de responsabilidade social. Assim, identificaram que o espaço onde estudam possuía demanda de árvores, tanto para sobra dos carros no estacionamento, quanto para uma paisagem mais agradável e principalmente, amenizar altas temperaturas.

Segundo o acadêmico Cassio Pimentel, a proposta também foi compensar os gases de efeito estufa emitidos pelo grupo durante o deslocamento até a universidade. “Decidimos por plantar árvores no campus e tentar dar a contrapartida do impacto ambiental, no qual causamos por ter de ir até o local estudar todos os dias seja com carro, moto ou ônibus”, relata o acadêmico.

Após definir a ação, os acadêmicos identificaram quais seriam os parceiros, sendo a Secretaria de Meio Ambiente o apoio técnico para a atividade. A equipe técnica da SEMA realizou vistoria no local acompanhado dos acadêmicos e posteriormente, após breve fala do Secretário de Meio Ambiente, Fabricio de Souza Maria, e instruções de como realizar o correto plantio e manutenção das espécies, os acadêmicos executaram outra etapa do projeto, o plantio.

A Secretaria de Meio Ambiente - SEMA está à disposição da comunidade bonitense para apoiar em projetos, consultas técnicas, palestras e qualquer demanda que traga a melhorar da qualidade de vida dos munícipes. Maiores informações pelo telefone (67) 3255-3316 ou (67) 8469-9154 e pelo e-mail sema@bonito.ms.gov.br

Texto e fotos: Marilizi Duarte











































Nenhum comentário:

Postar um comentário