sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Projeto "ParaTudo!" visa criar Rede de Ecomunicadores do Pantanal e Serra da Bodoquena.



A ONG Fundação Neotrópica do Brasil irá desenvolver o projeto ParaTudo. Viabilizado por patrocínios do Ministério da Justiça e da IUCN, esse projeto em parceria com o site de jornalismo ambiental O Eco vai capacitar 100 pessoas para a formação de uma Rede de Eco Comunicadores do Pantanal e Serra da Bodoquena. São parceiros do projeto os municípios de Bodoquena, Bonito, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho. 

O projeto será dividido em duas etapas: A primeira etapa prevê a realização de oficinas de jornalismo e tecnologia, voltadas para as temáticas meio ambiente e cidadania. Serão ministradas por diversos oficineiros convidados em 8 encontros que acontecerão mensalmente, de dezembro de 2013 a setembro de 2014. Na segunda etapa uma Rede de Eco Comunicadores será constituída e equipada para a produção de notícias locais que possam contribuir com o conhecimento popular sobre as questões sociais e ecológicas da região do Pantanal e Serra da Bodoquena. O objetivo é que o público se aproprie destas informações para promover melhorias em suas comunidades. 

As notícias produzidas pela rede serão vinculadas ao portal O Eco, que recebe a visitação de pelo menos 1,2 milhão de pessoas ao ano. 

O perfil desejável para os Eco Comunicadores compreende: engajamento social/ambiental, facilidade com tecnologias, acesso à internet e interesse em comunicação. 

A ONG informa que está organizando reuniões para apresentar o projeto ParaTudo detalhadamente aos interessados de cada município. Elas estão previstas para o período de 13 a 28 de novembro (13/11 Bodoquena; 19/11 Corumbá; 21/11 Miranda; 26/11 Porto Murtinho; 28/11 Bonito). Após a apresentação aos interessados, serão abertas as inscrições e selecionadas as 20 pessoas de cada município para integrar a Rede de Eco Comunicadores. 

Informações: Anne Galvão (Jornalista/Fundação Neotrópica do Brasil)