terça-feira, 1 de outubro de 2013

Siga os pássaros, eles indicam o caminho!





As aves trazem colorido e vida com suas cores vibrantes e cantos melodiosos, mas principalmente são importantes dispersoras de sementes que auxiliam na recuperação de florestas, ajudam no controle populacional de insetos e proporcionam atividades turísticas como a observação de aves ou birdwatching.


Se durante o dia 03 de outubro (5ª feira) você encontrar um, dois, três, muitos pássaros, siga seu rastro e chegará a Praça das Piraputangas, onde a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Fundação Neotrópica desenvolverá diversas atividades como teatro de bonecos sobre o papagaio-verdadeiro, exposição de fotos de aves da Serra da Bodoquena, o jogo “Tempo de Decomposição” e informações acerca da coleta seletiva do município. Além de contribuir com a “Árvore Mágica”, que iniciará a manhã com seus galhos secos e sem vida, e você, poderá torna - lá colorida e cheia de vida, mas tem que comparecer para descobrir como.

Esta ação visa lembrar a comunidade do Dia Municipal das Aves, segundo a lei municipal n° 1.161, de 15 de abril de 2009 que dispõe sobre a instituição do Dia Municipal das Aves e declara o Udu-de-coroa-azul como ave símbolo do Município de Bonito e dá outras providências.

Por: Marilizi Duarte

Udu-de-coroa-azul

Cientificamente conhecido como Momotus momota marcgraviana (Linnaeus, 1766), esta espécie foi registrada em altitudes que variam de 4 m à 700 m acima do nível do mar. 
É uma ave que habita o sub-bosque médio e alto das florestas, onde forrageia em busca de artrópodes e pequenos vertebrados, além de uma boa quantidade de sementes e frutos, principalmente do murici (Byrsonima sericea). Podendo seguir formigas de correição. 
O udu-de-coroa-azul é observado com freqüência em florestas secundárias ou em regeneração do que em florestas mais maduras. É territorialista, podendo-se observar o mesmo indivíduo, por dias seguidos, no mesmo lugar e na mesma hora (RODA, 2008).