terça-feira, 6 de agosto de 2013

IMASUL lança o Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental - SisEA/MS

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) lança o Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental (Sisea/MS). O Sisea/MS tem como finalidade cadastrar, integrar e sistematizar programas, projetos e ações e difundir informações que sirvam de orientação, experiência e até modelo para os interessados no assunto. O sistema permite que cada pesquisador ou educador cadastre suas ações socioambientais e tenha total controle sobre as informações prestadas. Por meio das ações cadastradas no sistema será possível a realização de um Diagnóstico Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (Deea/MS) e a divulgação do estado da arte da educação ambiental em Mato Grosso do Sul.
O sistema foi criado a partir da necessidade de reunir todas as informações possíveis sobre quais caminhos tem tomado a Educação Ambiental no estado, mapeando seu aparecimento e desenvolvimento, surgida do crescente interesse pela formação de uma nova consciência sobre a conservação ambiental e utilização benéfica dos recursos naturais.
Dessa forma, as informações do Sisea/MS comporão o Diagnóstico Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (Deea/MS), que permitirá o conhecimento do perfil socioambiental de ações executadas e as necessidades e lacunas existentes. O Deea/MS tem como objetivo identificar:
- O perfil dos atores envolvidos no processo;
- Os caminhos da educação ambiental formal e não-formal no estado;
- As demandas e problemas; e
- Os programas, projetos e ações de educação ambiental regionais, municipais e estaduais.
O Sisea/MS faz parte do Sistema IMASUL de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (SIRIEMA) e pode ser acessado na área de educação ambiental do site IMASUL.