terça-feira, 16 de julho de 2013

Delimitação da Área de Preservação Permanente (APP) no Distrito Águas do Miranda

Segundo o último Censo (IBGE, 2010), o município de Bonito possui uma população de 19.587 mil habitantes, sendo 3.428 na área rural e 16.159 na área urbana. A população estabelecida na área rural, além das fazendas, está distribuída em cinco assentamentos (Santa Lúcia, Guaicurus, São José, Pé de Cedro e Girassol) e um distrito denominado Águas do Miranda e seu apêndice Comunidade Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecido como “Pesqueiro do Noé”, sendo 75 km e 90 km, respectivamente, distantes do centro urbano do município de Bonito. O Distrito Águas do Miranda faz limite com o município de Anastácio/MS, sendo que os dois municípios são divididos pelo Rio Miranda, importante rio que deságua no Rio Paraguai.
Assim, Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente, visando atender as normas da Lei n.º 12.727/ 2012, mas principalmente, prevenir e conservar as características ambientais do rio, bem como das comunidades ribeirinha e quilombola que residem próximo, delimitou com cerca de arame, 50 metros a mata ciliar a partir da borda da calha do leito regular do Rio Miranda.
Visando atender as ações econômicas das comunidades, a pesca para a comercialização de carne de peixe e o turismo de pesca, delimitou-se também, cinco decks de acesso ao rio, que possibilitará a descida de barcos e pessoas sem excesso de detritos caindo no rio.


Por: Marilizi Duarte